fbpx

E01T01 Marketing Explicado – Crise: Problema ou Oportunidade?

E01T01 Marketing Explicado – Crise: Problema ou Oportunidade?

E01T01 Marketing Explicado – Crise: Problema ou Oportunidade?

Vamos começar este novo Podcast da The Agency com o tema que marcou a actualidade em 2020 e que promete assombrar os piores pesadelos de todos nós durante o novo ano: a crise. Por causa de estarmos em plena crise sanitária e de saúde pública, paira sobre todos nós a ameaça de uma grave e profunda crise económica da qual, até ao momento, apenas sentimos a amargura da especulação.

É certo que alguns sectores económicos estão em agonia, como por exemplo a restauração, a hotelaria e a cultura, mas a generalidade da economia parece continuar a caminhar em frente numa fina corda bamba, dando cada passo com mais receio. Caminhamos para a desgraça? Estamos à beira do abismo? Felizmente, não tem que ser assim.

A crise promove a desconfiança

As crises podem ser momentos assustadores pela incerteza que geram nas pessoas e pela desconfiança que promovem face a todas as variáveis do mercado. Sobretudo num mercado livre e capitalista, a desconfiança é o principal problema, a variável que se deve evitar a todo o custo. Assim, quando existe desconfiança, as pessoas agem com base no medo e não tomam decisões racionais. Resumindo, parece abstrato, mas na verdade é muito fácil de perceber o problema se recorrermos a um exemplo:

Só para ilustrar, imagina que tens todo o teu dinheiro no banco. Agora imagina que vês uma notícia no telejornal na qual os especialistas anunciam que o teu banco irá entrar em falência dentro de poucos dias. A tua primeira reacção não será verificar a veracidade da notícia ou de que forma o teu dinheiro estará protegido na eventualidade dessa situação acontecer. Com toda a certeza, a tua primeira reacção será levantar todo o capital e transferi-lo para outro banco com uma reputação mais sólida.

A crise gera desconfiança. A desconfiança altera a percepção que tens da realidade. As tuas acções são movidas pela percepção que tens do mundo.

Acima de tudo, as crises são uma ameaça ao status quo. Disrompem a realidade e mudam as regras do jogo. Mas as crises também podem ser momentos de oportunidade e promover alterações no ambiente económico que podem ser aproveitadas para crescer e inovar.

O que significa crise?

Vamos tentar perceber o significado da palavra crise. Crise significa momento decisivo, uma conjuntura ou momento perigoso, difícil ou decisivo. Significa falta de alguma coisa considerada importante e embaraço na marcha regular dos negócios. Assim, uma crise é momento chave que nos é apresentado por um acontecimento externo e perante o qual somos forçados a tomar uma atitude. E para nós, empreendedores, só uma um caminho: persistir.

Deixem-me partir o problema em partes mais pequenas com o intuito de o percebermos melhor.

1. Falta de algo importante

Uma crise gera uma mudança no status quo tão forte e repentina que a maioria das pessoas tem dificuldades em lidar com essa alteração de pressupostos. Em outras palavras, é como mudar as regras a meio do jogo. Parte do problema é o estímulo externo, aquilo que é factual e que não está ao nosso alcance alterar, mas a outra parte é a forma como reagimos a esse estímulo, o mindset que adoptamos e a estratégia que desenvolvemos para o ultrapassar.

2. Disrupção

O principal problema gerado por uma crise é a disrupção social, visto que causa uma sensação de mudança ou de falta de variáveis consideradas essenciais. No entanto, se pensarmos nas empresas de maior sucesso, disrupção é exactamente o factor que as torna líderes. As crises causam na sociedade um movimento de aceleração que não cria nem problemas nem oportunidades, apenas exacerba as que já existiam.

3. Oportunidade

Todas as mudanças trazem oportunidades. Em princípio, novos pressupostos significam novos problemas e novos problemas necessitam de novas soluções. Primeiramente, esta é a base do empreendedorismo e também do Marketing, encontrar problemas para depois os resolver. Podemos dizer que uma crise é o perfeito trend setter.

4. Adaptabilidade

O principal problema das organizações é a acomodação ao business as usual. Eventualmente, o decorrer do tempo condena estas organizações ao fracasso, mas as crises aceleram este processo. Uma crise não permite que continues a fazer mais do mesmo. Quem não inova, morre.

5. Feedback

Enquanto líder, é fundamental reconheceres que não sabes tudo e que não consegues ter a visão completa da realidade. A tua opinião é apenas uma perspectiva sobre a realidade. É por isso que é fundamental teres uma equipa com diversidade que te ajude ver o panorama completo. Se o comboio estiver parado, facilmente consegues circundá-lo para o ver de todos os lados. Em contrapartida, quando o comboio está em alta velocidade, só tens tempo de ver o que te passa mesmo em frente dos olhos.

6. Mindset

Costumam dizer que é nas dificuldades que se veem os amigos. Sem dúvida, as crises revelam o carácter das pessoas e das organizações e tornam impossível manter uma imagem que não corresponde à realidade. É fundamental não demonstrar medo e enfrentar o problema com confiança e humildade. Quem tem medo de falhar, não tenta. Por conseguinte, quem não tenta, não atinge o sucesso.

Os momentos de crise podem ser assustadores, no entanto, dependendo da forma como reages, podem também ser uma oportunidade tremenda se não tiveres medo de seguir em frente, de lutar e de arriscar. As crises aceleram tendências, promovem a inovação, criam espaço no mercado para novos players que entram em substituição dos anteriores. Acima de tudo, as crises nivelam o jogo e dão as mesmas armas a todos os agentes económicos, grandes ou pequenos, ricos ou pobres, influentes ou desconhecidos. É quando tudo está a arder que se demonstra o verdadeiro carácter das pessoas e das organizações e fica visível para toda a gente a verdadeira qualidade de cada um. Afinal de contas, é fácil liderar quando o mercado está a crescer.


E01T01 Marketing Explicado, um podcast da The Agency, publicado a 07 de Janeiro de 2021, disponível em:

Acompanha todos os episódios de Marketing Explicado:

Gostas-te deste artigo?

Partilha no Facebook
Partilha no Linkdin
Partilha no Twitter

Leave a comment

IT

Pronto para alavancar o seu negócio?

[contact-form-7 id="72" title="Formulário de Contacto"]