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Recruitment Marketing Vision-Box com assinatura da The Agency

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Recruitment Marketing Vision-Box com assinatura da The Agency

O Recrutamento e Selecção de talento qualificado é um processo cada vez mais complexo e exigente, especialmente em sectores onde se verifica um grande desequilíbrio entre a oferta de profissionais disponíveis e a procura por parte das empresas, como no IT.

Como forma de ultrapassar as dificuldades que a pandemia de Covid-19 trouxe ao mercado do recrutamento e reforçar o seu prestígio junto dos públicos que pretende atrair a Vision-Box recorreu a um projecto de Employer Branding e a uma campanha de Recruitment
Marketing
desenvolvidos pela The Agency, a boutique for brands. João Batista, CEO da agência, explicou-nos como surgiu o projecto de Recruitment Marketing Vision-Box e como decorreu o processo de implementação.

A multinacional tecnológica portuguesa, reconhecida pelas soluções de controlo fronteiriço e sistemas de reconhecimento biométrico, reforçou a sua aposta no recrutamento de novos talentos com o mote “Is your Vision outside the Box?”. De acordo com Nuno Vinagre, People & Culture Director da Vision-Box, a campanha tem o objectivo de aproximar os candidatos ao futuro que foi projectado para a organização, convidando-os a integrar uma das muitas vagas à disposição.

A implementação do projecto obedeceu a um roadmap com três fases – Setup, Activação, Expansão – estando já concluída a primeira etapa e parte da segunda.

Listening, activação e site – Recruitment Marketing Vision-Box

A fase um, correspondente ao setup do projecto, iniciou-se com o estudo de diagnóstico à Employer Brand da Vision-Box, permitindo compreender o ponto de partida da intervenção. Através de um listening às plataformas digitais da marca e aos principais motores de busca e job boards, foi possível identificar o que se diz da organização em relação à empregabilidade. Posteriormente, os resultados desse listening foram validados através de um questionário digital a todos os colaboradores da organização e de vários focus-groups com uma selecção aleatória de profissionais.

Depois de analisados todos os dados, extraíram-se as conclusões que deram corpo à estratégia de Employer Branding para a Vision-Box e que ajudaram a definir os seus objectivos, e foi desenhada a activação de Recruitment Marketing necessária para os atingir. Com o suporte empírico da investigação, foi criada uma campanha de recrutamento que fizesse sobressair o que realmente importa: os colaboradores que tornaram a Vision-Box num caso de sucesso internacional. Procurou-se transmitir a mensagem da campanha com recurso ao rosto dos colaboradores, colocando a tónica da fotografia no olhar desafiante e provocador que desvenda a vontade da empresa de recrutar profissionais com ambição e vontade de ajudar a mudar o mundo.

O Recruitment Marketing é um processo com o poder de mudar a forma como uma organização recruta e retém talento

João Batista, CEO The Agency, a boutique for brands

Ainda na primeira fase do projecto foi desenvolvida a ferramenta principal da campanha, o website de carreiras, peça centralizadora de toda a comunicação e porta única de entrada de todas as candidaturas. Para além de apresentar as vagas disponíveis, o website de carreiras disponibiliza toda a informação sobre a Vision-Box para que os candidatos percebam se é a organização certa para eles, servindo como primeira triagem no recrutamento, e desvenda as oportunidades de carreira que uma empresa de IT com presença global tem para oferecer. Como cereja no topo do bolo, o website carreiras foi integrado com o ATS da empresa e permite recolher todos os dados relacionados com o funil de recrutamento.

Divulgação, atracção e retenção – Recruitment Marketing Vision-Box

A segunda fase do projecto, a fase de activação, encontra-se a decorrer e tem como objectivo comunicar as oportunidade de emprego na Vision-Box e amplificar as mensagens da marca. Para isso, foi desenvolvido um plano de conteúdos orgânicos de Employer Branding para todas as plataformas onde a marca está presente, bem como um plano de anúncios pagos altamente segmentados.

Para a terceira fase, para além da continuação de toda a estratégia previamente implementada, está previsto um projecto de conteúdos mais ambicioso que irá criar um fluxo de comunicação contínuo entre as mensagens de atracção e as mensagens de retenção e potenciar o know-how da organização através da amplificação de sua Employer Brand.

Para as empresas que procuram melhorar a sua estratégia de atracção de talento, João Batista deixa um conselho: é fundamental investir num bom diagnóstico de Employer Branding e desenvolver um plano de acção robusto. O Recruitment Marketing não é uma campanha isolada nem uma solução curto prazo, mas sim um processo transformacional com o poder de mudar a forma como uma organização recruta e retém talento.

Recruitment Marketing Vision-Box – Anúncio The Agency publicado na edição #136 da RH Magazine

O recrutamento social é um fenómeno massivo e incontornável

Por que devem as empresas apostar no recrutamento social?

É onde está a atenção das pessoas. É um fenómeno massivo e incontornável. Os dados demonstram que todo o tipo de pessoas, independentemente da sua idade, localização ou condição sócio-económica, utiliza as redes sociais de forma intensiva, partilhando voluntariamente dados pessoais, preferências e intenções de consumo. Nunca houve um acesso tão directo e profundo ao target que se pretende influenciar, a oportunidade que está criada é enorme e deve, obviamente, ser aproveitada.

Que estratégia é que recomenda utilizar?

A base da estratégia é simples: diagnosticar com grande precisão as características da Employer Brand e comunicá-las com a maior autenticidade possível. A dificuldade surge na capacidade de implementação e activação.

Em que redes devem as empresas apostar? Algumas empresas já usam o Spotify.

O que mais se vê por aí são empresas a apostar em acções isoladas que até podem valer uns prémios de criatividade, mas que não produzem quaisquer resultados de negócio. Em princípio, qualquer rede é válida e pode ser interessante, desde que o target esteja presente e a mensagem a transmitir se adeque à sua linguagem.

Em que pode a The Agency apoiar as empresas no seu recrutamento?

A The Agency desenvolve estudos aprofundados de Employer Branding, ajuda as organizações a criar a sua estratégia de Recruitment Marketing e desenvolve toda a activação necessária para as empresas consigam cumprir os seus objectivos de recrutamento.


Caso prático The Agency publicado originalmente no número #136 da RH Magazine |Setembro Outubro 2021

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