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Marketing Explicado – Um Podcast The Agency

Marketing Explicado – O Podcast da The Agency onde explicamos o marketing

Marketing Explicado – O Podcast da The Agency onde explicamos o marketing

Índice


O que é o Podcast Marketing Explicado?

O Marketing Explicado é o podcast da The Agency onde explicamos o Marketing.

São pequenos episódios, com durações entre os 5 e os 20 minutos, exclusivamente em áudio, feitos com o intuito de esmiuçar todos os temas e sub-temas do Marketing. Na sua génese, está , sobretudo, a premissa de que o Marketing é uma área do saber vital para as empresas e cada vez mais complexo. Assim sendo, é proveitoso para todos os marketers profissionais e aspirantes, tomarem contacto com reflexões provocantes sobre diversas áreas adjacentes ao que se convencionou ser o Marketing.

Desse modo, ao longo dos episódios tendencialmente semanais, vamos explorar a fundo os temas que nos parecem relevantes para o sucesso profissional de qualquer marketer. Vamos aproveitar, tanto quanto possível, acontecimentos da actualidade para abordar determinados temas. De maneira idêntica, vamos desconstruir mitos e ideias pré-concebidas. Por fim, vamos desafiar os gurus e os programas das universidades que nos parecerem decadentes, ultrapassados e sem lugar no mundo digital em constante evolução.

O genérico de Marketing Explicado

Similarmente ao conceito e formato do programa, também o genérico e a estética são feitos de elementos simples, fáceis de interpretar e capazes de prender a atenção.

Marketing Explicado
O podcast da The Agency onde…explicamos o marketing…
(voz ao fundo) Pois, esta era bem óbvia…

Estás a ouvir o episódio XX de Marketing Explicado, eu sou o João Batista, host deste podcast e o melhor amigo de quem quer explorar um pouco mais a fundo o mundo do marketing.

Em que plataformas podes ouvir o Podcast Marketing Explicado?

O podcast é baseado apenas em áudio e, assim, foi desenvolvido à medida da plataforma Spotify. No entanto, para facilitar a entrega da mensagem, podes ouvir os episódios nas seguintes plataformas:

Episódios de Marketing Explicado

E01T01 Crise: Problema ou Oportunidade?

O primeiro episódio de Marketing Explicado aborda o tema central de 2020: a crise. Os momentos de crise podem ser assustadores, no entanto, dependendo da forma como reages, podem também ser uma oportunidade tremenda se não tiveres medo de seguir em frente, de lutar e de arriscar. As crises aceleram tendências, promovem a inovação, criam espaço no mercado para novos players que entram em substituição dos anteriores.

Descobre, neste episódio, o que pensamos sobre os momentos de crise e de que forma os utilizamos para acelerar o nosso crescimento.

E02T01 Branding Explicado

Neste episódio, vamos falar sobre aquele que, na minha opinião, é um dos tópicos mais subvalorizados do Marketing: o que significa Branding? Apesar de fazer parte do vocabulário dos marketers há bastante tempo e de ser um tópico frequente e abundante nos currículos universitários, a maioria dos profissionais não sabe muito bem o que quer dizer Branding e utiliza os termos que lhe são associados de forma indiscriminada e sem consequência prática.

E03T01 Gurus do Marketing

Um Guru do Marketing é alguém que se afirma como especialista do Marketing de forma pública e muito evidente e depois monetiza essa percepção que induziu no mercado sobre si mesmo. Normalmente através da formação ou da partilha de know-how em formatos como livros, palestras ou até consultoria. Em principio, não há nada de errado com esta abordagem, e há até excelentes profissionais a fazer precisamente isto. Mas há algumas nuances que tornam demasiado fina a linha entre o recomendável e a burla. Neste episódio, vou explicar-vos por que não gosto de Gurus do Marketing e ajudar-vos a identificar as situações das quais se devem afastar.

E04T01 Digitalização ou Transformação Digital?

Sem dúvida, a discussão em redor do digital está, hoje em dia, enviesada, devido ao surgimento de duas tecnologias que conseguiram penetrar o mercado de uma forma vertiginosa e conheceram uma adaptação massiva por parte do consumidor: o smartphone e as redes sociais. Quando pensamos em digital, a nossa mente foca-se, imediatamente, nos social media, pela relevância que têm no nosso dia-a-dia. Esquecemo-nos de que digitalização é muito mais do que isso e que, nos outros vectores do digital, o mundo poderá não estar assim tão evoluído como seria desejável.

E05T01 A Psicologia das Cores é um mito

Psicologia das Cores. Tanto para dizer sobre um assunto tão insignificante e profundamente errado. Primeiramente, uma declaração sobre a premissa deste episódio para depois não dizeres que não estavas à espera: a Psicologia das Cores é um mito.

Neste episódio, vamos falar sobre a pseudo-teoria da Psicologia das Cores como um símbolo de todas as ideias feitas e mitos que assombram o Marketing. Acredita, não são poucos, são muitas vezes ignorados e, sobretudo, têm um impacto negativo incalculável no progresso. Se fores designer ou marketer, basta pensares quantas vezes alguém recusou um trabalho teu porque a cor utilizada não correspondia à mensagem subliminar que se queria comunicar. Seja lá o que isso for.

E06T01 O impacto do Work-Life Balance no Marketing

Work-Life Balance é uma ficção porque, na realidade, a divisão entre vida profissional e vida pessoal não existe. Não é possível separar, de forma estanque, estas duas dimensões do ser humano e, mesmo que o fosse, seria sempre mais prejudicial do que benéfico. A vida é imprevisível e dinâmica. Obrigar a x horas de trabalho e a x horas de lazer é estúpido e ineficiente. É por causa deste tipo de ideias retrógradas que todas as pessoas entram e saem dos escritórios ao mesmo tempo, causando trânsito, acidentes, poluição e desperdício. Já agora, a deslocação entre casa e escritório conta para que dimensão? Pessoal ou profissional? E dormir? Semelhantemente, e todas as restantes necessidades básicas? E ler um livro, assistir a um documentário na Netflix ou fazer um curso online? Por fim, e fazer scroll no LinkedIn? Estás a perceber onde quero chegar?

E07T01 Personal Branding: da estratégia à acção

Marketing encontra-se numa fase extraordinariamente desafiante. Sobretudo para quem é apaixonado pela área, é uma oportunidade única de fazer parte do desenvolvimento futuro desta disciplina. Primeiramente, a vertente mais tradicional do Marketing, a que chamarei de Consumer Branding, para facilitar o argumento, encontra-se num ponto médio de maturação, já com várias décadas de prática e alguma investigação académica desenvolvida. Por outro lado, há outras vertentes que são terreno inexplorado e que oferecem grandes oportunidades: o Employer Branding e o Personal Branding.

E08T01 Como recrutar para Startups

Começo com uma pergunta, talvez a questão fundamental que serve de base a este tema: como recrutar sem ter nada para oferecer? Com toda a certeza, se tivesses a possibilidade de oferecer um salário acima da média, um pacote de benefícios premium e uma perspectiva promissora de carreira, a maior parte dos teus problemas estavam resolvidos. O factor crítico de sucesso seria, assim, a tua capacidade de encontrar as pessoas certas para a função certa. Mas arrisco-me a dizer que o teu caso não tem nada a ver com este. Se estás a criar uma startup e queres encontrar a equipa ideal, o mais provável é não reunires nenhum dos critérios que te indiquei. Assim, pouco importa se consegues identificar os melhores talentos se não tens argumentos para os aliciar.

E09T01 O digital em tempos de crise

2020 teve o mérito de evidenciar de forma muito clara, talvez até cruel, esta realidade: quem não está no digital não existe.
Mais do que nunca, o Marketing está a ser chamado a desempenhar um papel preponderante no sucesso das organizações. Inegavelmente, o mundo mudou e as empresas precisam de se adaptar, rapidamente, aos novos desafios e repensar o digital em tempos de crise. Nesse sentido, é preciso repensar negócios, produtos, estratégias de comunicação, processos de trabalho e formas de organização. Temos de dar um passo efectivo e decisivo em direcção à digitalização. É fundamental entrar, definitivamente, no século XXI. A digitalização será, certamente, o próximo grande desafio da sociedade e o Marketing é a área de competências chave para o sucesso deste processo.

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