A Vision-Box é uma multinacional tecnológica portuguesa que se dedica a melhorar a qualidade, conveniência, eficiência e segurança de serviços governamentais, de viagem, controlo fronteiriço e outros serviços inteligentes. Isso é possível através do design, desenvolvimento e implementação superiores de soluções e serviços de gestão de identidade digital integrados e centrados no utilizador, baseados em tokens biométricos confiáveis.
A Vision-Box é uma multinacional portuguesa com excelentes produtos e serviços, mas que carecia de um brand awareness mais alargado que lhe permitisse ser atractiva para os candidatos de IT, um mercado cada vez mais competitivo.
Através de um serviço de consultoria em Employer Branding, foi possível descobrir quais os pontos mais relevantes que careciam de um trabalho de comunicação junto do target. Esses pontos foram posteriormente executados através de um projecto de Recruitment Marketing composto por sessão fotográfica, desenvolvimento de campanha de comunicação, criação de website de carreiras e gestão de redes sociais.
O website de carreiras da Vision-Box foi um marco muito importante no desenvolvimento da estratégia de Employer Branding da tecnológica criando um espaço para demonstrar os valores, a cultura e o ambiente da empresa.
O website permitiu agregar, num único espaço, toda a informação sobre a história da Vision-Box, a sua cultura de trabalho, as várias localizações da multinacional portuguesa, os testemunhos dos colaboradores e as vagas de recrutamento em aberto.
O website foi integrado com o ATS da empresa, de forma a automatizar a recolha dos dados dos candidatos, e a sua estrutura foi idealizado para enfatizar o carácter multinacional da Vision-Box. Para todas as localizações onde a empresa está presente foi criado uma página dedicada com informações relevantes acerca do escritório do país e dados gerais sobre o lifestyle e nível de vida locais.
Através do website de carreiras, a Vision-Box conseguiu começar a monitorizar todas as métricas relevantes para a sua actividade de recrutamento, algo que não fazia anteriormente.
A principal componente do projecto com a Vision-Box foi a consultoria em Employer Branding que consistiu num estudo aprofundado e num plano de acção para o futuro. Foi feito um diagnóstico digital à marca de empregador da empresa cujos resultados foram posteriormente validados através de focus groups com dezenas de colaboradores.
Após a conclusão do estudo, foi desenvolvida a campanha Is your vision outside the box?, uma campanha que contou com os rostos dos colaboradores da empresa e que pretendeu dar voz aos profissionais de IT que, geralmente, são remetidos para segundo plano.
Para além da activação digital da campanha, foram realizados anúncios e case studies em revistas da especialidade e encetados outros esforços de PR.
A activação nas redes sociais foi fundamental para o sucesso da campanha de Employer Branding da Vision-Box. Após o desenvolvimento do website e dos visuais da campanha, os conteúdos produzidos foram adaptados para as redes sociais e publicados nas contas oficiais da marca.
Todos os conteúdos da campanha, imagens dos colaboradores, informações sobre as vagas, dados sobre a empresa, conteúdos sobre os escritórios, entre outros, foram utilizados para promover a Vision-Box nas redes sociais.
Para além da componente orgânica, a campanha contou com uma promoção paga em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Google e Reddit que amplificou a mensagem e promoveu as oportunidades de recrutamento junto do público de IT.
Como resultado, a Vision-Box aumentou o awareness da sua marca junto dos candidatos e melhorou em larga escala o pipeline de recrutamento.